Sede do BC, em Brasília 22/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

Completando a semana de ata do Copom e IPCA-15, o Banco Central divulgará nesta quinta-feira (28), às 8h (horário de Brasília) o Relatório Trimestral de Inflação (RIT), que pode ajudar a calibrar as apostas sobre a duração do ciclo de aperto monetário por aqui.

Enquanto isso, para comentarem o relatório, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Diogo Guillen, diretor da autoridade monetária, participam de coletiva de imprensa sobre política monetária, às 11h.

Na véspera, os dados de inflação, medidos pelo IPCA-15, mostraram desaceleração de forma inesperada em setembro. O índice avançou 0,13%, contra alta de 0,19% em agosto, vindo abaixo até mesmo da previsão mais fraca em pesquisa da Reuters, cuja mediana era de avanço de 0,3%.

“Em termos de Banco Central, é um numero que traz algum alívio quanto às preocupações de atividade aquecida e consequente repasse para a inflação”, disse Lucas Barbosa, economista da AZ Quest. “Mas os riscos ainda são predominantemente altistas, principalmente por parte de energia e alimentação, além do mercado de trabalho bastante aquecido”, completou.

Além do RTI, as atenções se voltam para o mercado de trabalho, com a apresentação da pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) hoje e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua amanhã. Hoje haverá ainda a divulgação do Relatório Mensal de Dívida Pública pelo Tesouro.

Nos EUA, as principais informações que devem nortear o mercado serão a divulgado do PIB do 2º trimestre, logo antes da abertura da Bolsa por aqui. E, no meio da manhã, discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, poderá trazer mais informações sobre os rumos da política monetária por lá.

O que vai mexer com o mercado nesta quinta

Agenda

O ministro Fernando Haddad participa de reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). Antes disso, tem encontro com representantes da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (ABIPAG).

O presidente Lula retorna ao Brasil nesta quinta-feira. Na parte da tarde, tem reunião agendada com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e encontro com os governadores do Ceará, Elmano de Freitas, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para assinaturas no âmbito do Programa BNDES Invest Impacto.

Brasil

8h: Relatório Trimestral de Inflação
8h: FGV: Sondagem da indústria (set)
9h: IBGE: IPCA-15
14h30: BCB: Fluxo Cambial
– Caged: Geração de emprego formal
– Tesouro: Relatório Mensal da Dívida Pública

EUA

9h30: PIB (2º tri)
9h30: Pedidos de auxílio desemprego
10h20: Fed: Discurso de J. Powell

Mercados Internacionais

Os índices futuros dos EUA operam em alta, com investidores atentos aos comentários de diversas autoridades do Fed, incluindo o presidente Jerome Powell e o presidente do Fed de Nova York, John Williams.

As bolsas da Ásia-Pacífico também fecharam em alta, liderados pelos ganhos no problemático setor imobiliário, enquanto Pequim prometeu mais medidas para estimular o crescimento poucos dias após anunciar grandes cortes nas taxas e financiamento para os mercados.

Paralisação do governo dos EUA

O Senado dos Estados Unidos aprovou uma medida que financia as agências federais até o fim de dezembro. Por 78 votos a 18, os parlamentares evitam assim uma paralisação do governo durante o período eleitoral.

O projeto de lei também inclui US$ 231 milhões para o Serviço Secreto, atualmente sob escrutínio do Congresso por falhas na proteção do candidato presidencial republicano, Donald Trump, durante a campanha.

Retorno do X?

A plataforma de mídia social X, do bilionário Elon Musk, apresentará documentos solicitados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pedirá até a próxima segunda-feira que o serviço seja restabelecido no Brasil, de acordo com duas pessoas com conhecimento da situação.

O acesso à plataforma, anteriormente conhecida como Twitter, está bloqueado no Brasil desde o final de agosto, seguindo uma ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. O magistrado e a empresa de tecnologia norte-americana têm se desentendido devido à investigação das chamadas “milícias digitais”, que Moraes afirma terem espalhado mensagens de ódio no Brasil por meio de redes sociais.

Economia

Rota dos Cristais

O governo federal vai leiloar nesta quinta-feira (26) o trecho da BR-040 chamado de Rota dos Cristais, que liga Belo Horizonte a Cristalina (GO). Com investimentos de R$ 6,4 bilhões previstos pela ANTT (Agência Nacional do Transportes Terrestres), a concessão tem quase 600 km de extensão.

Corrigindo maquiagens

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que “pessoas fantasiam” uma possibilidade que não existe de o governo forçar a elaboração de um Orçamento irreal, defendendo que a equipe econômica atua para corrigir “maquiagens” fiscais de gestões anteriores.

Em evento promovido pelo banco J. Safra em São Paulo, Haddad disse que medidas no campo do controle da despesa pública estão “no radar” e citou possíveis revisões adicionais em programas sociais, mas ponderou que apenas poderá apresentar as iniciativas após validação do Palácio do Planalto.

O ministro afirmou que a Fazenda sempre teve preocupação com o lado estrutural das contas públicas e disse estar confortável com o Orçamento de 2025, argumentando que o governo não tem como fugir das previsões de receitas e despesas apresentadas pelas áreas técnicas.

Política

Acordo UE-Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que está otimista em relação à efetivação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, acrescentando que o Brasil quer concluir sua assinatura para negociar outros acordos.

Lula relatou que disse à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na terça-feira, que o Brasil está pronto para assinar e que agora a responsabilidade é toda da União Europeia.

“Nós estamos prontos para fazer o acordo, e ainda disse para ela: ‘se vocês se prepararem nós poderemos assinar durante a reunião do G20’. Ou, quem sabe, até em uma reunião com champagne na sede da União Europeia. Estamos prontos e eu acho que vai sair o acordo. E nós precisamos que saia o acordo, porque nós temos muitos outros acordos para fazer”, disse Lula em uma entrevista coletiva após participar da Assembleia Geral da ONU esta semana, em Nova York.

Reforma da ONU

Lula voltou a defender ainda uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas (ONU) e afirmou que o Brasil considera convocar uma conferência internacional para revisar a Carta da ONU, como parte dos esforços de remodelar o organismo multilateral.

Durante reunião ministerial do G20 em Nova York às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, Lula reiterou pontos defendidos na véspera em seu discurso à Assembleia, como uma maior representação da África e da América Latina no Conselho de Segurança da ONU.

“Na sua atual configuração, o Conselho de Segurança tem-se mostrado incapaz de resolver conflitos, e menos ainda de preveni-los… Com mais representatividade, em especial da África e América Latina e Caribe, teremos mais chance de superar a polarização que paralisa o órgão”, disse Lula na reunião desta quarta-feira.

Corporativo

Vale (VALE3) combate incêndio

A Vale empenhou equipes de emergência e demais recursos, como caminhões pipas e caminhões de combate ao fogo, para conter um incêndio que atinge uma composição de carga na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), próximo a Antônio Dias (MG).

(Com Reuters, Estadão e Agência Brasil)

The post Relatório de Inflação no Brasil, Campos Neto, Powell e China: os destaques desta 5ª appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *